Stefan (Geoffrey Rush) é um juiz de prestígio que sofre um AVC e para ter os cuidados necessários para sua recuperação, acaba sendo internado num local que é uma mistura de hospital psiquiátrico com casa de repouso. A convivência com os idosos já seria um desafio, mas acaba se tornando infernal ao ser constantemente atormentado por Dave (John Lihtgow) e sua boneca Jenny.
Dave não se desgruda da boneca/fantoche Jenny, pregando que é ela quem manda e precisa ser obedecida. As exigências sempre são extremas e violentas, o que pode ou não acabar até causando a morte de outros residentes. Stefan como testemunha se nega a obedecer e entrar no delírio de Dave, e quanto mais ele luta contra, maior o inferno em sua vida.
O filme traz o envelhecer como um body horror de perda de controle do próprio corpo e da sanidade, misturado com hagsploitation onde a velhice é aterrorizante. Além dos limites de um confinamento em um lugar insalubre e a paranóia de sua palavra não ter valor ou não saber se esse será um dia de paz ou não.
Com dois protagonistas veteranos e talentosos, Rush & Lithgow dão um show de atuação nesse embate constante. A entrega aos detalhes constrói personagens bem característicos e convincentes, onde drama e horror são bem trabalhados devido esse peso nas atuações.
A mudança do ritmo é pra contrabalancear o contexto de ambientação de uma vida tediosa durante o dia com o medo e abusos sofridos no turno da noite. Por mais tenso e aterrorizante que seja, o roteiro ainda possui alguns furos que parece deslizes desnecessários para a narrativa. Mas a dinâmica de “presa-predador” compensa pelo desconforto contínuo.
The Rule of Jenny Pen foi lançado em 2024. Dirigido por James Ashcroft, que promete ser um bom nome para projetos futuros dentro do horror. Não deixe as lentes falsas de Dave serem o foco dos seus 104 minutos. Já sobre a Jenny… você terá que assistir para saber.
Nome: The Rule of Jenny Pen
Direção: James Ashcroft
Roteiro: James Ashcroft, Eli Kent
Elenco: Geoffrey Rush, John Lithgow, George Henare, Nikki MacDonnell, Maaka Pohatu, Fiona Collins,
Ano de Lançamento: 2024