A 29ª edição do Fantasia International Film Festival se aproxima prometendo uma programação de filmes muito aguardados por fãs de terror, ficção científica e fantasia. O evento acontece em Montreal de 16 de julho a 3 de agosto, e nesse ano o Rainhas do Grito estará presente na cobertura do festival!
A programação completa está no site do festival, mas bora conhecer alguns dos nomes que já estão chamando a nossa atenção!
Together
Direção: Michael Shanks
Juntos (ou Together, no original) já vem fazendo barulho em outros festivais e tem data de estreia no Brasil, chegando aos nossos cinemas no dia 14 de agosto. Em um momento em que o body horror está estourando a bolha e alcançando públicos fora do terror, Juntos usa esse subgênero para falar sobre casais com problemas no relacionamento. E se uma força desconhecida obrigasse duas pessoas que estão de afastando a se unirem, mas literalmente?
Influencers
Direção: Kurtis David Harder
Cassandra Naud retorna como a misteriosa CW nessa sequência do filme de 2022, que também conta com a volta de Harder no roteiro e direção. Agora no sul da França, CW está feliz ao lado de sua namorada, Diane (Lisa Delamar), mas uma famosa influencer britânica chamada Charlotte (Georgina Campbell) aparece para testar a paciência do casal.
Influencer foi um filme que trouxe um roteiro hábil para fazer uma crítica contundente à cultura dos influenciadores digitais. A presença da ótima Cassandra Naud só soma à curiosidade para conferir essa sequência!
Queens of the Dead
Direção: Tina Romero
Sim, é isso mesmo que você leu: Tina Romero, filha do mestre George, leva seu próprio filme de zumbis para essa edição do Fantasia! Uma comédia LGBTQIA+, Queens of the Dead acompanha Dre, que tenta lidar com todos os perrengues de organizar um show de drag queens, sem imaginar que o maior deles ainda estava por vir, na forma, é claro, de um apocalipse zumbi. Deixando um pouco de lado a visão mais pessimista da humanidade, característica dos filmes de George, Tina traz empatia por seus personagens, apresentando uma visão um pouco diferente à que estamos acostumados.
The Virgin of the Quarry Lake (Virgen de la Tosquera)
Direção: Laura Casabe
Três adolescentes se apaixonam pelo mesmo homem, mas ele começa um relacionamento com uma mulher mais velha. Dominada pela inveja e pelo sentimento de competição, Natalia conta com uma ajuda sobrenatural de sua avó para conseguir conquistar aquele que ela pensa ser o amor de sua vida. Tudo isso acontece com uma Argentina em chamas como pano de fundo, com a história ambientada em 2001, quando o país passava por um grave período de instabilidade. Virgen de la Tosquera é inspirado em dois contos de Mariana Enriquez presentes no livro Os Perigos de Fumar na Cama: o que dá nome ao filme e O Carrinho.
Mother of Flies
Direção: The Adams Family
A família Adams (não confundir com a outra, com dois Ds) já vem de uma boa leva de filmes que eles próprios dirigem, escrevem, estrelam, produzem e editam. Não é diferente Mother of Flies, que faz sua estreia mundial no Fantasia (assim como todos os seus filmes anteriores) e trata de uma jovem que, ao descobrir um câncer, recorre à necromancia – mas tudo tem um custo. O longa é um projeto bastante pessoal para a família, que já lutou e venceu o câncer na vida real. Se pudermos esperar por um filme parecido com seus trabalhos anteriores, oq eu vem por aí deve ser uma história poética, mas povoada de imagens grotescas.
Good Boy
Direção: Ben Leonberg
Às vezes nossos bichinhos ficam olhando pra um canto onde não tem nada. Ou então, ouvimos algum barulho à noite e pensamos “tá tudo bem, é o gato”. Será que tá tudo bem mesmo? Em Good Boy acompanhamos o cãozinho Indy, que é levado por seu humano, Todd (Shane Jensen), para a casa de seu falecido avô (Larry Fessenden). Lá, Indy percebe uma presença ameaçadora e fará de tudo para proteger seu humano.
Depois de filmes como In a Violent Nature e Presença, Good Boy entra para a leva que traz um ponto de vista diferente para contar sua história – e, nesse caso, um ponto de vista fofo demais.
The Wailing (El Llanto)
Direção: Pedro Martín-Calero
Ambientado na Espanha e na Argentina em diferentes períodos, El Llanto acompanha três mulheres que são assombradas pelo mesmo e terrível som de um choro fantasmagórico. O filme é uma alegoria para a violência estrutural nas sociedades, uma história contada com imagens que ficarão por muito tempo nas memórias de quem o assistir.
Nyaight of the Living Cat
Direção: Tomohiro Kamitani
O prolífico Takashi Miike é conhecido por dirigir filmes ultraviolentos, já tendo nos brindado com Ichi the Killer e Audition, por exemplo. Em Nyaight of the Living Cat ele entra como diretor executivo, com Tomohiro Kamitani dirigindo a adaptação do mangá homônimo que trata de um mundo dominado por gatos onde, se você sequer tocar em um dos bichanos, se torna um deles. Eu, particularmente, nem teria esperanças de me manter como humana. Quatro episódios do anime serão exibidos no Fantasia!
Há muito mais na programação do Fantasia International Film Festival nesse ano. Fiquem atentos ao site e ao nosso Instagram para acompanhar a cobertura do festival!